domingo, 10 de fevereiro de 2013

Santos


SANTOS

 

LISTA DE SANTOS





TEXTOS


 

Com a conversão dos pagãos a igreja constatou que estes mantinham uma grande parte da  sensibilidade pagã mas procurou traduzi-la em termos cristãos alterando o sentido dos relicários e festas pagãs para lhes dar um significado cristão

Os santos deveriam ser apenas considerados como homens como nós que foram um exemplo de uma vida exemplar na fé, na caridade e no amor a Deus e aos homens e que nos poderão força seguindo o seu exemplo.

É natural que nos identifiquemos mais com alguns santos pelo seu modo de vida, pela sua profissão, pelos seus exemplos e que os veneremos.

Todavia os restos de mentalidade pagã ainda existente em muitos cristãos, transformou-os em deuses a que se pode recorrer para  pedir que intercedam por nós e que façam milagres. Penso que continuando o culto dos  santos este deverá ser reformulado para se manter  nas suas  dimensões correctas.

O número de santos reconhecidos pela Igreja é muito grande. Alguns destes santos foram considerados patronos de profissões, cidades e aldeia, doenças, etc. Nos blogues  seguintes daremos uma lista de santos e patronos a que progressivamente acrescentaremos curtas biografias ou bibliografias e imagens  de algumas obras de arte

 

Sem comentários:

Enviar um comentário