segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O homem dirige-se para Deus


O HOMEM DIRIGE-SE PARA DEUS



A fé é um elemento chave no caminhar do homem para Deus e por isso terá de se manter permanentemente viva. O depoimento que descrevemos de um soldado da Grande Guerra é altamente ilustrativo

A fé falta-me. Tenho uma fé estéril e vazia. Ele não serve de molde da minha vida,  imprime mística às minhas acções

Gueno e Laplume-Paroles de poilus


Para a fé se alimentar no dia a dia, teremos de conviver com Deus, de nos ligarmos a Ele.

Toda a comunicação dos seres humanos  faz-se por sinais sensiveis – palavras, expressões, gestos. Na comunicação com  Deus passa-se o mesmo. Esta ligação a Deus por sinais sensiveis faz-se através da vivencia da religião.

Religião

Como dissemos, o crente sente a necessidade de se ligar a Deus, através de sinais sensíveis. Este vínculo de dependência que liga o homem a Deus é a religião. A palavra religião provirá possivelmente de religare, que quer dizer ligar, e significaria assim o laço que prende o homem a Deus.

No cristianismo essa experiência do Sagrado(…)necessita também de uma tradução doutrinal e , sendo vivida comunitariamente, portanto em Igreja, requer um mínimo de organização intistucional

Padre Anselmo Borges


Todavia, como insiste o padre Anselmo Borges o interesse de Deus são homens e mulheres vivos. Portanto a concentração na doutrina e na instituição, podem levar a distorsões da mensagem


Liturgia

São cerimónias exteriores pelas quais o homem manifesta publicamente o seu vínculo com Deus. A celebração litúrgica é a celebração cultual essencial que torna real a presença de Deus entre os homens. Esta celebração dos mistérios deverá ser feita por consagrados e exige um espaço próprio de arquitectura apropriada. 
A liturgia tem evoluído pouco através dos  tempos, devendo-se a ultima reforma profunda  a S.Tomás de Aquino. Penso



A liturgia tem evoluído pouco através dos  tempos, devendo-se a ultima reforma profunda  a S.Tomás de Aquino. Penso que embora mantendo a sua estrutura fundamental, dever-se-iam introduzir algumas reformas pontuais nos textos e cânticos para se identificar com a nossa cultura moderna e permitir maior aderência e compreensão dos fieis.

Oração


A oração é a forma de diálogo por excelência do homem com Deus. Pode ser silenciosa como um diálogo mental com Deus, ou oral, assim como pode ser privada ou pública. Em todos os casos o homem dirige-se a Deus para lhe agradecer, para lhe pedir conselho ou ajuda e essencialmente para se sentir próximo dele.


http://www.oceansbridge.com/oil-paintings/product/72429/ahermitatprayer





Obra de Gerritt Dou

  








Obra de Ary Scheffer

Meditação

























Sem comentários:

Enviar um comentário